A publicidade é assim!... cheia de conceitos e preconceitos que procuram orientar os consumidores para a aquisição de um determinado bem ou serviço. Devido à quantidade de informação que existe, usa-se de tudo para conseguir chamar a atenção do consumidor e, quanto mais polémico for, melhor. É preciso ser visto, ser reconhecido, ser falado, o resto… não importa! Resultado: conseguem-se anúncios extremamente criativos, que até podem ganhar uns prémios, mas onde o produto a ser anunciado foi apenas o pretexto para passar uma brilhante ideia de um criativo.
Volta e meia, damos por nós a falar dos anúncios que vimos, devido à sua produção “Hollywoodesca”, pela mulher nua, cavalo negro ou bebé sorridente, mas quando nos questionam qual o produto a ser anunciado, não sabemos responder. Será que a culpa é da nossa falta de memória, ou será porque o criativo relegou para segundo plano o mais importante: a marca.
É claro que um anúncio bem feito enche o olho de qualquer um; até mesmo do cliente que se deixou iludir pelo mesmo, e gastou (em vez de investir) um dinheirão com a campanha; mas a agência não pode perder o foco, não se pode dar ao luxo. A responsabilidade da agência e dos seus criativos é de passar a mensagem, (vender ou promover) e, quando isso acontece, estamos perante BOA publicidade. Se pudermos adicionar a isso uma boa dose de criatividade, melhor ainda. Afinal, é para isso que nos pagam.
Nelson Gago
para download dos apóstrofos anteriores: http://www.teaser.pt/menu_apostrofo.htm
2 comentários:
oi vai lá e retira um em papel!
oh não filho...
correcção
OU VAI LÁ!
vai lá sim...
eu fui ontem!
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