18.10.06

in apóstrofo 4 (OUT2006)

“Há uma lei publicitária que diz que as coisas que mais chamam a atenção num outdoor são uma mulher nua, um cavalo negro ou um bebé a sorrir. Claro que o meu sonho é fazer um cartaz com uma mulher nua a cavalgar num cavalo negro com um bebé sorridente ao colo. Infelizmente, não encontrei até hoje um cliente que aprovasse uma peça como esta.” ATHAYDE, Edson in “A Publicidade Segundo o meu tio Olavo”

A publicidade é assim!... cheia de conceitos e preconceitos que procuram orientar os consumidores para a aquisição de um determinado bem ou serviço. Devido à quantidade de informação que existe, usa-se de tudo para conseguir chamar a atenção do consumidor e, quanto mais polémico for, melhor. É preciso ser visto, ser reconhecido, ser falado, o resto… não importa! Resultado: conseguem-se anúncios extremamente criativos, que até podem ganhar uns prémios, mas onde o produto a ser anunciado foi apenas o pretexto para passar uma brilhante ideia de um criativo.

Volta e meia, damos por nós a falar dos anúncios que vimos, devido à sua produção “Hollywoodesca”, pela mulher nua, cavalo negro ou bebé sorridente, mas quando nos questionam qual o produto a ser anunciado, não sabemos responder. Será que a culpa é da nossa falta de memória, ou será porque o criativo relegou para segundo plano o mais importante: a marca.

É claro que um anúncio bem feito enche o olho de qualquer um; até mesmo do cliente que se deixou iludir pelo mesmo, e gastou (em vez de investir) um dinheirão com a campanha; mas a agência não pode perder o foco, não se pode dar ao luxo. A responsabilidade da agência e dos seus criativos é de passar a mensagem, (vender ou promover) e, quando isso acontece, estamos perante BOA publicidade. Se pudermos adicionar a isso uma boa dose de criatividade, melhor ainda. Afinal, é para isso que nos pagam.

Nelson Gago

para download dos apóstrofos anteriores: http://www.teaser.pt/menu_apostrofo.htm

2 comentários:

Anónimo disse...

oi vai lá e retira um em papel!

Anónimo disse...

oh não filho...
correcção

OU VAI LÁ!
vai lá sim...
eu fui ontem!